quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Alunos da rede pública superam os 900 pontos na Redação do Enem

A estudante Thaylane Gleice Santos, 17, do Colégio Estadual 30 de Junho, em Serrinha, localizado no Nordeste Baiano (183 Km de Salvador), fez 940 pontos na redação do Enem.
Já João Vitor Cavalcante Aleixo, 17, morador do povoado Maceté, zona rural do município de Quijingue, na Região Sisaleira da Bahia (337 km da capital baiana) e estudante do Anexo do Colégio Estadual São Sebastião, fez 920.

A jovem Thaylane está realizada. “Posso garantir que 2016 foi o ano que mais me dediquei aos estudos. Além das aulas, assisti a diversos vídeos que contribuíram para aprimorar o meu conhecimento”, disse, ao avaliar o tema da redação sobre intolerância religiosa.
“Acho que tive um bom desempenho devido a citação de diversos autores para embasar os meus argumentos. Até porque gosto muito de ler e na minha casa tem muitos livros, influenciados por minha mãe, professora de História, e meu pai”, conta. Thaylane aguarda retorno das universidades para escolher a futura profissão.
“Já fui aceita no curso de História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UESC) e estou esperando o resutado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), onde pretendo escolher entre Direito e Jornalismo,” destacou.

Leitor assíduo
Orgulhoso e surpreso por ter alcançado a pontuação na redação do Enem, João Vitor aguarda ser chamado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), para a qual escolheu como primeira opção o curso de Bacharel Interdisciplinar em Saúde. “Pelos 920 pontos que fiz, devo ser classificado na UFBA. Depois, com o passar do tempo, pretendo tentar transferência para Medicina, que é o meu sonho maior”, conta o estudante, filho de mãe professora e pai agricultor familiar.
João Vitor também fala sobre o seu desempenho no Enem. “Atribuo esta vitória a todos que estão ao meu redor contribuindo para a minha formação pessoal e escolar e, ainda, ao Coletivo Jovens de Maceté, que me abriu novos conhecimentos e uma nova visão de mundo. Sou muito grato a todos”, afirma.
O estudante Gustavo Medrado Santos, 18, concluinte do Ensino Médio no Colégio Estadual Gilda Ramos dos Santos, localizado em Jitaúna, no Centro-Sul Baiano (a 414km de Salvador), também fez 920 pontos na redação. Filho caçula de uma família de cinco irmãos, ele se orgulha de ser o primeiro a entrar em uma universidade.
“Fiz a inscrição para o curso de Direito nas Universidades Estaduais do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Santa Cruz (Uesc), onde tenho grande chance de passar, além das oportunidades dadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, comemora.
Além de Thaylane, João Vitor e Gustavo, os estudantes Karen Almeida, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Bom Jesus da Lapa (localizado na região do Vale São-Franciscano da Bahia), e Rafael Pedra, do Colégio Estadual de Monte Gordo, no distrito de Monte Gordo, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, também tiveram destaques na redação do ENEM. Karen Almeida fez 960 pontos e Rafael Pedra 920 pontos.

Publicado em 26/01/2017
http://www.tribunadabahia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário